Make clássica para o Natal: confira o passo a passo

Quer arrasar na make no Natal, mas ao mesmo tempo quer uma coisa que não seja muito exagerada e que combine com todo tipo de pele e cabelo? Dá uma olhada nessa sugestão da esteticista e maquiadora Alessandra Telles! A Alê acabou de voltar de uma temporada de cursos no exterior cheia de novidades do mundo da maquiagem.

Convidei a Alê para montar comigo o passo a passo de uma maquiagem pra festa de Natal, a única exigência que fiz foi o batom vermelho, lógico, que já é tradicional nesse tipo de make. Ela sugeriu uma maquiagem clássica, sem exageros, que é garantia de sucesso e fica bem em todas.

Ao invés da Alê simplesmente me maquiar, fizemos diferente: a Alê foi se maquiando e eu fui acompanhando, seguindo os passos dela e aprendendo alguns segredinhos. Além da visita, agradeço também à Alê pela generosidade em compartilhar o seu conhecimento, que agora compartilho com vocês. Vamos ao passo a passo:

Passo 1: Limpeza de pele. Eu estava com protetor solar e a Alê estava com BB cream. Antes de começar a make, limpamos o rosto com água micelar para tirar todos os resíduos de produto e ficar com a pele limpinha para começar a maquiagem.

Pele limpa pronta para receber a make!

Passo 2: Pele. Antes de tudo, o primer, pra dar uma matizada e uniformizada na pele. Vale lembrar que o primer deve ser escolhido de acordo com seu tipo de pele e usado em pequena quantidade. Depois a Alê usou nela um corretivo que já vem com iluminador, não conhecia, achei bem legal! Eu costumo usar a base antes do corretivo e fiz como de costume mesmo. Maquiagem é muito pessoal, cada um tem um jeito de fazer, né?

A Alê usou nela uma mistura de duas bases: da Mac e da Vult. Eu não tenho esse hábito de misturar muito os tons, mas vou começar a experimentar! Além de chegar a um tom mais próximo do que queremos, dá pra inventar e deixar a criatividade fluir né! Adooooro!

Voltando à pele rs, usei em mim o corretivo por cima da base e já apiquei um pouco de iluminador na parte de cima da bochecha, na testa, arco do cupido e queixo. Tinha costume de colocar iluminador só no final, mas gostei assim, vou começar a fazer sempre!

Quando se fala em pele, sempre vale a pena lembrar de descer para o pescoço e colo, nada de sair de ‘máscara’ por aí né! rs

Pele pronta e iluminada!

Passo 3: olhos. Essa é a parte mais trabalhosa, né? rsrs.. Como a minha sobrancelha é muito clara, eu sempre escureço um pouco com sombra para sobrancelha, acho que valoriza mais o olhar. Um toque bacana da Alê foi pra deixar sempre a parte interna da sobrancelha um pouco mais clara e ir escurecendo aos poucos, fica mais natural. Vou começar a prestar atenção nisso!

Aplicamos um pouco de primer para os olhos, mas a Alê disse que pode usar um pouquinho de corretivo se não tiver o primer de olhos, ajuda na fixação. A ideia era usar um fundo bem clarinho para contrastar com o delineado e o bocão. Usamos sombra no tom de dourado bem clarinho e um pouco de sombra clara (branco ou bege bem clara) só embaixo da parte externa da sobrancelha (da metade para o fim) para iluminar o olhar. E aí esfumar bem para não ficar marcado.

Depois foi a vez do famoso delineado gatinho. A Alê usou lápis e eu usei caneta, depende do gosto do freguês rs. Depois a Alê me ajudou a fazer um traço bem rente ao delineado com o primer de olhos para servir como ‘cola’ para o glitter dourado que foi aplicado logo em seguida e que dá o grande ‘tchan’ da make. Depois reforçamos o delineado preto para ficar bem pigmentado e usamos um sombra preta para fazer o contorno da parte de baixo do olho, também só da metade pra fora. Depois, muuuuita máscara de cílios. Quem quiser, pode usar cílios postiços, fica bapho!

Olha que olho lindo! Nada exagerado mas ao mesmo tempo super glamour!

Psso 4: Contorno, blush e boca. Nunca tinha feito contorno, achei legal o resultado. A Alê fez um pouquinho de contorno na minha parte externa da testa e queixo, pois meu rosto puxa para o quadrado e a ideia é deixar uma aparência mais oval, então, o objetivo era aliviar um pouco as extremidades. Aí depende do tipo de rosto de cada uma, né? Se quiser pode passar no lado do nariz para afinar também etc. Lembrando que sempre é um pouquinho só e tudo muito discreto, tem que espalhar bem e misturar com o resto da make. 

Usamos uma misturinha de blush puxando para o salmão só pra dar uma corzinha bem de leve na maçã do rosto. Depois, passamos mais um pouquinho de iluminador para reforçar o brilho, afinal, é Natal e o glow está com tudo, neah??

Por fim, a boca! Antes de tudo, passamos um hidratante labial e esperamos um pouquinho para fazer efeito. É importante estar com os lábios bem hidratados antes de pintar. Pode passar o hidratante labial antes do olho, que aí já vai fazendo efeito.  Tiramos o excesso mordendo um lencinho  e fomos para o contorno: usamos um lápis transparente daqueles que evitam que o batom escorra, sabe? Esse tipo de lápis é bom de usar principalmente com batom cremoso ou líquido e especialmente bacana para quem tem ruguinhas ao redor da boca para o batom ficar no lugar. Passamos um pouco de base nos lábios para ajudar na fixação do batom. Escolhemos um vermelho bem vivo e brilhante. Para dar impressão de mais volume nos lábios, a Alê aplicou nela um tom um pouco mais claro na parte interna dos lábios. Para conseguir esse efeito de volume, a ideia é deixar a parte externa dos lábios mais escura que a parte interna.

A finalização não foi com pó, mas com um spray, que além de selar e dar uma matizada na pele, atua também como fixador. Achei super prático! Esse foi um dos produtinhos bem legais que descobri com a Alê. Tem também um lápis corretivo especial para linhas de expressão e pincel de silicone. Já já faço um post só com essas descobertas!

Eu e a Alê prontas para arrasar!!!
Olha a bagunça que a gente fez!!! rs

E aí, meninas, o que acharam dessa sugestão de make para o Natal? Eu adorei! Achei clássica e com um toque de glamour na medida certa! ❤

Ah, para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da Alê, o instagram dela é @beautyalessandratelles 🙂

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s